O futebol sempre chocou o mundo pela quantidade de dinheiro que é movimentado, seja por salários astronômicos de jogadores, valores absurdos de contratações ou receitas bilionárias. Mas nem só os grandes craques recebem cifras chocantes. Abaixo listamos quais são os treinadores mais bem pagos do mundo e, já adianto, para surpresa de muitos, Pep Guardiola não é o número 1, e nem o número 2.
Carlo Ancelotti (10ª posição)
Treinador do maior clube do mundo, o Real Madrid, Carlo Ancelotti recebe aproximadamente 10 milhões de euros por ano no clube espanhol. Ao todo, Ancelotti conquistou pelos merengues duas Champions League, dois mundiais, um titulo da La Liga e duas Copas do Rei.
Ancelotti já teve outras passagens por gigantes europeus e é tido como um dos maiores campeões do futebol. O italiano já conquistou a UEFA Europa League pela Juventus, duas Champions League pelo Milan, além de titulos nacionais pelo PSG, Chelsea e Bayern de Munique.
Jorge Jesus (9ª posição)
Velho conhecido do futebol brasileiro, Jorge Jesus teve uma excelente passagem no Flamengo e deixou saudades na nação rubro negra. Atualmente, Jesus recebe 10 milhões de euros por ano no Al-Hilal, onde treina grandes craques, como o brasileiro Neymar.
Apesar de ser treinador desde 1990, Jorge Jesus ganhou notoriedade com o Braga em 2008. Jesus passou então pelos grandes clubes portugueses, Sporting e Benfica, e pelo Al-Hilal, antes de chegar ao Flamengo.
Thomas Tuchel (8ª posição)
Na Alemanha, o ex-treinador de Neymar no PSG Thomas Tuchel é o treinador mais bem remunerado, recebendo 10 milhões de euros por ano. Recém-chegado no Bayern de Munique, Thomas Tuchel retornou ao futebol alemão buscando recolocar o Bayern no topo da Europa.
Tuchel começou sua carreira no Mainz e rapidamente chamou a atenção de todo o futebol Alemão , recebendo uma chance no Borussia, onde conquistou o título da Copa da Alemanha. Do BVB, o treinador recebeu chances no PSG e no Chelsea, onde conquistou a Champions League, antes de assumir o Bayern
Massimiliano Allegri (7ª posição)
O treinador mais bem remunerado da Itália é Max Allegri. Recebendo cerca de 11 milhões de euros por ano, o treinador histórico da Juventus retornou ao clube em 2021. Ele já havia treinado a Vecchia Signora de 2014 a 2019.
Ao todo, Massimiliano Allegri conquistou cinco títulos da Série A e quatro Copas da Itália, além de ter alcançado duas finais da Champions League com a Juve. Antes da equipe alvinegra, Allegri treinou o Milan entre 2010 e 2014 e conquistou a Série A em 2010-11
Mauricio Pochettino (6ª posição)
Aposta do Chelsea para a temporada 2023-24, Mauricio Pochettino recebe uma impressionante quantia de 11 milhões de euros por ano. O argentino já era conhecido em Londres, graças ao seu bom trabalho feito no rival, Tottenham, chegando em uma final da Champions League.
Pochettino estava no PSG, mas não conseguiu obter sucesso no futebol francês, apesar de ter conquistado a Ligue 1 e a Copa da França, o treinador sofreu muita pressão por não ter colocado o time francês no topo da Europa.
Jurgen Klopp (5ª posição)
Um dos melhores treinadores do mundo, Jurgen Klopp chegou ao Liverpool em 2015 e, atualmente, recebe pouco mais de 15 milhões de euros por ano. O alemão, além de ter tirado o Liverpool da fila com o título da Premier League na temporada 2019-20, também conquistou a Champions League de 2017-18.
Klopp, assim como Tuchel, se destacou no Mainz antes de receber sua grande oportunidade no Borussia. Pelo Dortmund, o treinador fez história alcançando uma final de Champions League e conquistando duas Bundesliga seguidas interrompendo o domínio do Bayern.
Steven Gerrard (4ª posição)
Mesmo longe do futebol europeu, a lenda do Liverpool, Steven Gerrard, está presente na lista. Ele recebe um salário anual de 17,6 milhões de euros, liderando o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita. O anúncio foi feito em julho de 2023.
Um dos maiores ídolos da história do Liverpool, Gerrard começou sua carreira como treinador nas categorias de base dos Reds. Sua primeira chance no profissional foi com o Rangers, da Escócia, onde foi campeão local.
Pep Guardiola (3ª posição)
Considerado um dos melhores treinadores da história, Pep Guardiola era presença obrigatória na lista, mas engana-se quem achava que ele seria o primeiro. O espanhol recebe 20 milhões de euros por ano, um salário que condiz com as conquistas de sua carreira.
Guardiola revolucionou futebol criando um novo estilo de jogo que o fez dominar o futebol espanhol com o Barcelona e o futebol alemão com o Bayern. Pep também criou uma dinastia na Inglaterra com City, conquistando cinco títulos da Premier League e uma Liga dos Campeões.
Diego Simeone (2ª posição)
De acordo com a lista do jornal francês "L'Equipe", Simeone é treinador com o melhor salário na Europa, recebendo 30 milhões de euros anualmente no Atlético de Madrid, Simeone chegou a ser eleito o melhor treinador da década de 2020.
O ídolo colchonero é treinador do Atleti desde 2011 e, por lá, já conquistou duas ligas da UEFA, dois campeonatos espanhois e um título da Copa do Rei. O argentino também fez história quando atuava com a camisa colchonera entre 1994 e 1997 e depois entre 2003 e 2005.
Roberto Mancini (1ª posição)
Roberto Mancini se tornou o treinador com o maior salário do mundo após assinar contrato, até 2027, com a seleção da Arábia Saudita recebendo um total de 30 milhões de euros por ano. O italiano anteriormente comandava a sua seleção nacional.
Mancini já treinou a Fiorentina, Lazio, Inter de Milão, Galatasaray e o Zenit da Rússia, mas seus maiores feitos foram o título pra Premier League de 2011-12, pelo Manchester City e a Eurocopa de 2020 pela Itália.