O Paris Saint-Germain decidiu não renovar o contrato com o jogador Lionel Messi, que deixará o clube francês após o término da temporada. A decisão foi tomada depois que Messi foi punido com duas semanas de suspensão por ter viajado para a Arábia Saudita sem autorização do clube. A notícia surpreendeu o mundo do futebol e tem efeito imediato, que impede Messi de participar de treinos e jogos, além de afetar o salário no período. Com a suspensão, Messi ficará de fora dos próximos jogos do Paris Saint-Germain e só voltaria a atuar na 36ª rodada, contra o Auxerre. Atualmente, o PSG está em primeiro lugar da Ligue 1, com 75 pontos, cinco a mais que o Olympique de Marselha. Restam cinco rodadas, e o próximo compromisso é fora de casa, contra o Troyes.

Entenda o que aconteceu

Apesar de quase nunca se envolver polêmicas em sua carreira, dessa vez Messi parece ter passado do ponto. A viagem de Messi à Arábia Saudita causou controvérsia, pois ele é embaixador do turismo no país desde março do ano passado. Segundo informações divulgadas pela imprensa francesa, o incidente teria encerrado a parceria entre Messi e o PSG. Há relatos de que o clube não renovará o contrato do jogador argentino, que está previsto para terminar em junho deste ano. Conforme o jornalista Fabrizio Romano, os representantes de Messi ainda aguardam uma declaração oficial do clube para comentar o assunto. > Veja quais são os prováveis destinos de Messi Conforme noticiado por veículos franceses, Messi teria viajado à Arábia Saudita na última segunda-feira sem autorização prévia, resultando em sua suspensão pelo presidente Nasser al-Khelaïfi. O L'Équipe relatou que o técnico Christophe Galtier reuniu o elenco para discutir a polêmica, que teria incomodado outros jogadores, bem como o diretor Luis Campos.

Fim do contrato

Não bastasse todo esse imbróglio, a suspensão chega em um momento que praticamente põe fim na relação entre Messi e o PSG. Afinal, o craque argentino tem contrato apenas até o fim da temporada e o time decidiu não oferecer a renovação. Ainda não se sabe para onde o jogador argentino irá após o fim da temporada, mas certamente sua saída do PSG causará um grande impacto no futebol mundial. A decisão do PSG de não renovar o contrato de Messi pode ter sido motivada por questões financeiras, já que o jogador recebe um dos maiores salários do mundo e sua contratação foi considerada uma aposta arriscada para o clube francês. Além disso, o PSG também pode ter considerado a punição imposta ao jogador como um sinal de falta de comprometimento com o clube e sua política interna. Independentemente dos motivos que levaram à decisão do PSG, a provável saída de Lionel Messi vem em um momento que a equipe francesa precisa definir seu rumo, afinal, apostando na contratação das principais estrelas do futebol mundial não tem dado o resultado. O PSG segue sem um título da Liga dos Campeões.