O Campeonato Brasileiro é mundialmente conhecido como o campeonato mais disputado entre todas as competições nacionais. Em um campeonato famoso por revelar grandes craques e ser muito imprevisível, existem alguns feitos históricos que a gente consegue cravar que nunca serão batidos. Por exemplo, nunca mais teremos um estádio com mais de 150 mil pessoas, o recorde de público.

Confira a lista de todos os recordes que são inquebráveis no Brasileirão.

Maior público

Reprodução/Redes sociais

O maior público registrado na história da competição foi no jogo Flamengo 3 x 0 Santos, no Maracanã, na segunda e decisiva partida da final do Brasileirão de 1983, com impressionantes 155.523 pessoas. O jogo também marcou a despedida de Zico, do Flamengo.

É inimaginável que um jogo consiga suportar uma capacidade tão grande. O maior estádio do Brasil segue sendo o Maracanã, mesmo após a sua reforma, com capacidade para 78.172 lugares, mas só uma vez, desde 2014, o estádio recebeu mais de 70 mil pessoas, menos da metade da partida da década de 1980.

Artilheiro de uma edição

Washington é o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro
Redes sociais / Washington

No Brasileirão de 2004, o atacante Washington marcou 34 gols pelo Athletico Paranaense, e se tornou o dono de mais um recorde que jamais será quebrado na competição. Isso porque naquela ocasião o campeonato contava com 24 times e 46 rodadas, oito jogos a mais do que no formato atual

Desde a mudança do regulamento para o atual, o argentino Germán Cano foi quem chegou mais próximo, marcando 26 gols para o Fluminense, em 2022, marca ainda muito distante da obtida pelo Coração Valente no Furacão.

Maior goleada

Corinthians tem o recorde de maior goleada do Campeonato Brasileiro
Acervo digital Teresina Antiga/ Carivaldo Marques

A maior goleada registrada na história do Campeonato Brasileiro foi Corinthians 10 x 1 Tiradentes-PI, em 1983, no Canindé. A marca foi alcança há mais de 40 anos e o maior equilíbrio entre as equipes que disputam o torneio a tornam insuperável.

No formato antigo, era mais fácil disputar o Brasileirão, sendo uma goleada dessa dimensão impensável atualmente, mesmo ainda tendo algumas goleadas, como Cruzeiro 7 x 0 Bahia, em 2003. Mas, se analisarmos as 8 vitórias mais largas da história da competição, a mais recente ocorreu em 1984.

Campeões invictos

Divulgação/Internacional

Ao longo da história, alguns times conseguiram ser campeões invictos devido ao formato antigo da competição. O Palmeiras em 1960; o Santos em 1963, 1964 e 1965; o Cruzeiro, em 1966, quando o Brasileirão era apenas mata-mata, e o Inter, de 1979, quando o sistema era misto (fase de grupos e mata-mata).

Por motivos óbvios, desde que o Brasileirão se tornou uma competição de pontos corridos nenhum clube conseguiu alcançar esse feito e, enquanto permanecer assim, jamais irão adentrar a esse seleto grupo. O Palmeiras, entre 2018 e 2019, chegou a ficar 33 jogos sem perder, mas em edições distintas.

Maior invencibilidade

Reprodução/Redes sociais

Após permanecer 42 jogos sem perder no Brasileirão, o Botafogo conquistou o recorde de maior invencibilidade na história da competição. O feito foi realizado de 16/10/1977 a 16/07/1978. Apesar disso, com 17 empates no período, a equipe carioca não conseguiu conquistar nenhum dos dois títulos.

Nenhum clube conseguiu chegar perto. Nos mesmos anos, o Santa Cruz conquistou 22 vitórias e 13 empates, chegando a 35 jogos de invencibilidade. Recentemente, o Palmeiras foi quem chegou mais perto. De 2018 a 2019, conquistou 22 vitórias e 8 empates, somando 33 jogos invictos.

Melhor ataque

Divulgação/Santos

Em 2004, o Santos de Elano, Diego e Robinho encantou o Brasil ao se tornar campeões brasileiros, marcando 103 gols em uma única edição. Esse é outro recorde que jamais será quebrado, já que o Santos teve 8 partidas a mais do que o formato atual do Brasileirão.

O Corinthians de 2005, que teve Passarella, Márcio Bittencourt e Antônio Lopes no comando técnico, que também conseguiu uma média considerável de 2,07 gols por partida, marcou "apenas" 87 gols naquela edição, 16 gols a menos que o recorde.

Melhor defesa

Melhor defesa do Grêmio é um recorde do Campeonato Brasileiro que não vai ser superado
Divulgação/Grêmio

Em 1968, o Grêmio realizou um feito inédito na história do Campeonato, que podemos cravar: jamais irá se repetir. O Tricolor Gaúcho terminou a competição sem sofrer nenhum gol. É verdade, que a equipe foi eliminada na 1ª fase, já que venceu só um jogo dos 4 disputados, mas, ainda assim, entrou para a história.

Outro recorde que jamais será quebrado com o formato atual da competição, já que é impossível uma equipe passar 38 jogos sem sofrer nenhum gol. A melhor zaga da era dos pontos corridos foi do São Paulo de 2007, quando tomou 19 gols, média de 0,5 por partida.