No último domingo (21), o atacante Vinícius Jr foi vítima de mais um caso de racismo. Porém, ao contrário das diversas vezes anteriores que o jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira foi alvo deste mesmo crime, dessa vez ficou escancarado para o mundo inteiro ver. O jogador do Real Madrid foi expulso após ser alvo de gritos racistas de "Mono" (macaco em espanhol) por parte da torcida do Valencia.

O que aconteceu com Vinicius Júnior?

Ainda no meio do jogo, Vini Jr. confrontou os torcedores do Valencia que o xingavam e o árbitro interrompeu a partida por alguns minutos para que o sistema de som do estádio transmitisse um pedido para que os torcedores evitassem xingamentos racistas, o que não aconteceu. Mas o pior ainda estava por vir. Antes de o jogo ser retomado, o árbitro foi chamado no VAR (árbitro de vídeo) para ver uma suposta agressão do atacante brasileiro.

O que Vinicius Jr fez para ser expulso?

Já nos acréscimos do segundo tempo, Nachos Iglesias Villanueva, árbitro que comandava o VAR na partida, avisou ao árbitro da partida que ele precisava se dirigir à cabine, para ver o que havia acontecido. Vini Jr. se desentendeu com o goleiro adversário e o tempo fechou. Durante a confusão, o atacante Hugo Duro, do Valencia, deu uma mata-leão no brasileiro que, ao se desvencilhar, acertou a mão em seu rosto. Mas, ao invés de mostrar o vídeo por completo ele só mostrou a parte onde o atacante brasileiro acertou o adversário. Imediatamente o caso viralizou nas redes sociais, gerando a indigação de milhões de pessoas. Horas após a partida, o próprio Vini Jr. usou suas redes sociais para desabafar sobre o acontecimento:  

Presidente da La Liga critica o brasileiro

Não bastasse tudo que aconteceu em campo, Vinícius Jr ainda teve que lidar com um outro problema fora dele: Javier Tebas, presidente da La Liga, criticou o jogador nas redes sociais, após o jogo, e foi prontamente respondido pelo brasileiro.  

O racismo é normal na La Liga

Se você chegou até aqui, é porque quer saber quais foram as outras vezes que aconteceram casos de racismo na La Liga. Pois bem, este foi o décimo episódio racista na Espanha envolvendo o atacante do Real. Leia Também > Comitê anula expulsão de Vinicius Jr. e fecha setor do estádio do Valencia
Diante disso, o Sports Media (SM) montou uma lista com todos os casos de racismo sofrido por Vinícius Jr. desde que chegou ao futebol espanhol. Apesar de estarem cada vez mais frequentes, os casos acontecem desde 2021. Veja abaixo uma recapitulação de cada episódio.

1. Barcelona 1 x 2 Real Madrid - 24 de outubro de 2021

Em 24 de outubro de 2021, um ano após Vincius Junior ingressar no clube de Madrid, foi documentado o primeiro caso de racismo contra ele na Espanha. Quando o incidente ocorreu, o time de Vincius estava vencendo um clássico contra o Barcelona no Camp Nou. Um torcedor agrediu o brasileiro de forma racista, e o fato foi denunciado às autoridades espanholas. As autoridades alegaram que não conseguiram identificar o agressor, então o caso acabou sendo arquivado.

2. Mallorca 0 x 3 Real Madrid - 14 de março de 2022

Vincius marcou um dos gols do Real Madrid na vitória e mais uma vez ouviu insultos racistas da torcida. As autoridades foram notificadas do incidente mais uma vez, mas decidiram não apresentar queixa porque não descobriram um crime de ódio. Meses depois, o capitão do Mallorca, Antonio Rallo, acusou Vincius Junior de provocar seus oponentes dançando. Rallo disse à mídia espanhola: "Quando é chamado de provocador, ele usa o coringa do racismo".

3. Atlético Madrid 1 x 2 Real Madrid - 18 de setembro de 2022

Vídeos de torcedores do Atlético gritando "macaco" para Vincius Junior fora do estádio antes do jogo se tornaram virais. As autoridades investigaram o assunto e chegaram à conclusão de que as provocações entre torcedores eram típicas da rivalidade esportiva e que as calúnias racistas duraram "apenas alguns segundos". De acordo com Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Vini precisava parar de "fazer macaquices" e provocar seus adversários. "Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil", disse ele.

4. Real Valladolid 0 x 2 Real Madrid - 30 de dezembro de 2022

Após ser substituído no jogo, Vini Jr passava na frente dos torcedores do Valladolid quando o Real Madrid marcou um gol. Ele foi alvo de insultos racistas enquanto comemorava na frente dos torcedores do Valladolid. As autoridades espanholas analisaram a situação e sugeriram uma multa de €4.000 e a proibição dos torcedores envolvidos. Ao todo, 11 torcedores foram suspensos pelo próprio Valladolid até o final da temporada. Vinícius criticou a La Liga por não fazer nada para combater o racismo. "Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a LaLiga segue sem fazer nada... Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é minha", escreveu o jogador no Twitter. Nas redes sociais, o presidente da La Liga, Javier Terbasm, respondeu: "A LaLiga combate o racismo há anos. Vini Jr, é muito lamentável e não é verdade publicar que a LaLiga não faz nada contra o racismo. Se informe melhor. Estamos à sua disposição para que todos juntos, possamos caminhar na mesma direção"

5. Real Madrid 3 x 1 Atlético Madrid - 26 de janeiro de 2023

Na véspera do jogo, torcedores do Atlético Madrid penduraram em uma ponte da cidade um boneco vestido com a camiseta de Vinícius Junior, simulando enforcamento do jogador. Mensagens de ódio sobre o atacante e o clube foram escritos no boneco. A Confederação Brasileira de Futebol e os dois clubes enviaram mensagens de repúdio à atitude. A hashtag #BailaViniJr viralizou na internet.

6. Mallorca 1 x 0 Real Madrid - 5 de fevereiro de 2023

Durante o jogo, um torcedor de 20 anos proferiu ofensas racistas contra Vinícius Junior. O homem foi identificado pela polícia e o clube o proibiu de assistir a qualquer partida no estádio. Seu uso repetido de epítetos raciais contra outros jogadores levou a um processo do governo espanhol. Uma multa de 3.000 euros e uma proibição de seis meses de estádios de futebol são possíveis penalidades que o governo espanhol está considerando.

7. Osasuna 0 x 2 Real Madrid - 18 de fevereiro de 2023

Calúnias racistas foram dirigidas a Vinicius Junior. Mesmo durante o momento de silêncio observado em memória das vítimas dos terremotos na Síria e na Turquia, ele recebeu insultos verbais.

8. Betis 0 x 0 Real Madrid - 5 de março de 2023

Em Sevilha, torcedores mais uma vez se referiram a Vinicius Junior como um macaco quando cobrava um escanteio durante o jogo. As autoridades espanholas receberam um encaminhamento da La Liga neste assunto.

9. Barcelona 2 x 1 Real Madrid - 19 de março de 2023

Pela segunda vez, torcedores do Barcelona foram denunciados por insultos racistas a Vinícius Junior durante a partida. A La Liga emitiu uma nota:

"Em vista dos eventos que aconteceram durante o jogo Barcelona x Real Madrid, no qual um intolerável comportamento racista foi novamente observado contra Vinícius Junior, a La Liga reportou os insultos racistas à Corte de Instrução de Barcelona. Esta é a oitava queixa feita pela La Liga às autoridades correspondentes por abusos racistas contra Vinícius Junior."

10. Valencia 1 x 0 Real Madrid - 21 de maio de 2023

Vídeos mostram torcedores do Valencia cantando músicas antes da partida, em que chamam Vinícius Junior de macaco. Durante a partida, o jogador brasileiro confrontou torcedores que o xingavam na arquibancada. O árbitro chegou a interromper a partida por alguns minutos e foi feito um aviso contra racismo no alto-falante. [button url="https://t.me/+HZV4n2upWUxiYjVh" blank="false" id="btn-brius-1682534050537"]ENTRE NO GRUPO DO TELEGRAM[/button]