Várias vezes em nossas vidas já ouvimos aquela famosa frase: "clássico não se joga, se ganha". Uma vitória pode decidir o rumo do clube na temporada e, no Brasil, em caso de derrota, a demissão é um risco sempre!

A revista inglesa FourFourTwo elegeu as 32 maiores rivalidades do mundo e colocou vários clássicos brasileiros na lista, com direito a clássico sulamericano no topo!

Em uma lista mais abrangente, de 50 times, a revista colocou o BaVi, disputa entre Bahia e Vitória, como a 42ª maior rivalidade do mundo.

Confira abaixo a lista completa com os maiores clássicos do mundo:

32 - Newell's Old Boys X Rosario Central

Reprodução / Redes sociais

Não existe amor entre Newell’s Old Boys e Rosario Central. A inimizade entre os clubes de Rosario supostamente remonta a um episódio em que o Rosario Central recusou uma oferta do Newell's para jogar um amistoso para uma instituição de caridade que cuidava de pacientes com hanseníase.

Após a negativa, os torcedores do Rosario ganharam o apelido de Los Canallas - os 'Canalhas' – dos rivais. Em resposta, os torcedores do Rosário passaram a chamar os torcedores do Newells de Leprosos, nome pra lá de pejorativo pelo qual os portadores de hanseníase eram chamados.

31- East Bengal x Mohun Bagan

Reprodução / Redes sociais

A Índia, louca por críquete, não é exatamente um país apaixonado pelo futebol, com a notável exceção de Calcutá, no leste do país. Um jogo entre East Bengal e Mohun Bagan, em 1997, atraiu uma multidão de 131.781 pessoas, tornando-se o evento esportivo com maior público de todos os tempos do país.

Os dois clubes já foram um só, mas o East Bengal se separou do Mohun Bagan em 1920. Nascia ali uma baita rivalidade que perdura até hoje e garante clássicos empolgantes nos estádios do país mais populoso do mundo.

30 - Newcastle United x Sunderland

Divulgação / Nufcfans

Nos anos 1600, Newcastle e Sunderland estavam em lados opostos da Guerra Civil Inglesa. O primeiro apoiando Carlos I e o último apoiando Oliver Cromwell. Eles concordaram em pouca coisa mais desde então. O histórico de confrontos diretos é notavelmente equilibrado.

Em janeiro de 2024, os dois clubes voltaram a se enfrentar pela FA Cup após oito anos sem o clássico inglês. Para garantir segurança, um esquema de guerra precisou ser montado. Em campo, Newcastle derrotou o Sunderland por 3 a 0.

29 - Raja Casablanca x Wydad Casablanca

Reprodução / Redes sociais

Se você é de Casablanca, você é Raja ou Wydad. E engana-se quem diz que política e futebol não se mistura. A maior cidade de Marrocos acolhe este derby feroz desde meados da década de 1950. E, de um lado estão os torcedores de bairros populares e do outro os adeptos da monarquia marroquina.

Enquanto o Raja Casablanca é fundado por trabalhadores em bairros populares, parte deles envolvida com movimentos nacionalistas de resistência, o Wydad está ligado a elite do Marrocos, tendo inclusive o rei Mohammed V como torcedor até a sua morte em 1961.

28 - Genoa x Sampdoria

Divulgação / Redes sociais

O Derby della Lanterna não é a rivalidade mais conhecida da Itália, mas é sem dúvida a mais interessante. O Genoa é o clube mais antigo da cidade operária de Gênova, enquanto a Sampdoria, fundada em 1946, é a novata vistosa dos subúrbios.

Este clássico produz rotineiramente algumas das melhores festas de fãs que você verá em qualquer lugar do mundo, com as torcidas duelando nas arquibancadas para ver quem faz o mosaico mais marcante e quem faz mais barulho com fogos de artifício e tudo mais.

27 - Persépolis x Esteghlal

Reza Saeidipour/FC Esteghlal

Os dois clubes mais bem-sucedidos do Irã partilham um estádio, mas não muito mais. O Persépolis ainda é conhecido como a equipa da classe trabalhadora de Teerã, enquanto o Esteghlal tradicionalmente conta com o apoio da classe média.

Uma atmosfera escaldante é garantida quando estes dois clubes se enfrentam, com o Estádio Azadi muitas vezes cheio horas antes do início do jogo. Detalhe: por lá, o palco do jogo é dividido meio a meio, com mais de 80 mil torcedores na arquibancada.

26 - Colo-Colo x Universidade do Chile

Nicolás Maldonado/U. de Chile

É sempre uma ocasião especial quando o Colo-Colo renova as hostilidades com a Universidade do Chile. Os dois maiores e mais bem-sucedidos clubes do futebol chileno competem não apenas pelo direito de se gabar em Santiago, mas também por títulos nacionais.

A primeira partida entre os grandes chilenos foi em 1935, o que significa que o centenário deste importante clássico se aproxima. Até aqui, o Colo-Colo lidera o duelo, com 93 vitórias ante 49 dos rivais da Universidade do Chile.

25 - Kaizer Chiefs x Orlando Pirates

Reprodução / Redes sociais

A maior favela a céu aberto do mundo, Soweto, na África do Sul, também abriga o maior clássico de futebol do país. Apesar de o futebol não ser o esporte mais praticado no país, os clássicos entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates são sempre incendiados.

O FNB, que ficou conhecido na Copa do Mundo de 2010 como Soccer City, recebe quase 100 mil torcedores para os clássicos entre Kaizer Chiefs e Orlando Pirates. Uma das maiores rivalidades fora da Europa e da América do Sul.

24 - Independiente x Racing Club

Reprodução / Redes sociais

Os estádios do Independiente e do Racing Club ficam a apenas 300 metros um do outro em Avellaneda, nos arredores da cidade de Buenos Aires. Dois membros dos “cinco grandes” da Argentina, estes dois clubes desfrutam mais uma vitória de um golzinho sobre o rival do que um bom vinho ou uma parrila.

Independiente e Racing já se enfrentaram mais de 200 vezes desde que o clássico de Avellaneda nasceu em 1907, e a disputa é motivo de tensão. O placar é de 89 vitórias para o Independiente contra 71 para o Racing. Outros 75 jogos terminaram empatados.

23 - Southampton x Portsmouth

Reprodução / Portsmouth

A rivalidade entre estas duas cidades portuárias começou quando Portsmouth se associou à Marinha Real e Southampton gerou ligações com a marinha mercante. No jargão da costa sul, são os Scummers (Southampton) versus os Skates (Portsmouth).

Mas antes da rivalidade, é possível dizer que havia certa amizade entre os torcedores dos dois clubes. Em 1939, quando o Portsmouth ganhou a Copa da Inglaterra e o troféu foi exibido nas proximidades do estádio do Southampton com aplausos da conquista por parte de sua torcida.

22 - Real Sociedad x Athletic Bilbao

Divulgação / Redes sociais

No que diz respeito às rivalidades do futebol, esta é do lado amigável. É comum ver torcedores da Real Sociedad e do Athletic Bilbao, dois clubes situados no País Basco, região da Espanha, se misturando antes, depois e, às vezes, até durante os clássicos.

Mas a história do clássico da paz nem sempre foi assim. Nos primeiros anos do duelo, as trocas de agressões em campo e fora dele inflamavam a rivalidade e, inclusive, uma partida chegou a ser adiada e nunca mais aconteceu.

21 - Corinthians x Palmeiras

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

São Paulo é a capital económica do Brasil – e a cidade mais populosa fora da Ásia. Uma cidade tão grande e que respira futebol teria que estar na lista de maiores clássicos do mundo com a segunda e a terceira maiores torcidas do Brasil.

O clássico paulista é uma verdadeira disputa entre a classe trabalhadora, origem da maior parte da torcida do Corinthians, e a comunidade italiana que se abrigou em São Paulo e deu origem ao Palestra Itália, antigo nome do Palmeiras.

20 - Chivas x Club América

Reprodução / Redes sociais

Chivas, ou Club Deportivo Guadalajara, para usar o nome oficial, e América são os times mexicanos mais populares. Mesmo os torcedores que torcem por outros times costumam ter preferência por um ou outro.

O América é visto como o clube estabelecido com aceitação de jogadores estrangeiros. Enquanto isso, o Chivas conta apenas com jogadores mexicanos e atrai mais seguidores da classe trabalhadora. Quando os dois se enfrentam, o México ferve!

19 - Real Bétis x Sevilla

JOSÉ MANUEL VIDAL

O Real Betis é considerado o clube da classe trabalhadora da cidade espanhola de Sevilha, sendo que o Sevilha tradicionalmente conta com o apoio das classes mais ricas da sociedade. A disputa nasce aí, mas não se encerra aí.

E não é só no gramado que as torcidas de Sevilha se dividem. Realizada pela primeira vez em 1960 e ocorrendo ininterruptamente desde 1970, a Regata Sevilla-Betis cruza as águas do rio Guadalquivir e coloca em lados opostos os dois clube de futebol. 

18 - Partizan Belgrado x Estrela Vermelha

Reprodução /Redes sociais

Espere fogos de artifício quando o Red Star enfrentar o Partizan - e isso é apenas nas arquibancadas. Durante muito tempo, este jogo foi uma representação de uma disputa política entre o Ministério do Interior (Estrela Vermelha) e o exército iugoslavo (Partizan).

Continua a ser uma das rivalidades mais políticas do mundo. E não era para ser diferente! Os dois clubes nasceram em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a maioria dos times foram dissolvidos pelo Marechal Tito sob acusação de colaborarem com nazistas.

17 - Nacional x Peñarol

Reprodução / Redes sociais

Os rivais de Montevidéu, Nacional e Penarol, se enfrentaram pela primeira vez em 1900, tornando este um dos clássicos mais antigos fora do Reino Unido. As duas equipes dominam o futebol uruguaio, o Nacional conquistou 49 títulos e o Penãrol 46, 42 títulos a mais que o terceiro colocado.

Nos primeiros anos, o time do Peñarol foi formado majoritariamente por imigrantes da Inglaterra no bairro Peñarol, o que motivou a criação do Nacional – como o nome sugere, um clube exclusivo para uruguaios.

16 - Flamengo x Fluminense

Mailson Santana/Fluminense FC

Em 1963, surpreendentes 194.603 torcedores lotaram o Maracanã, no Rio de Janeiro, para assistir à batalha entre Flamengo e Fluminense. Continua sendo o recorde mundial de público para uma partida nacional.

Em 1911, o Flamengo foi fundado por 10 jogadores descontentes do Fluminense que deixaram o clube após briga com a diretoria. Não precisa falar muito mais para explicar porque o Fla-Flu é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro e do mundo!

15 - Benfica x Sporting

Reprodução / Benfica

O Porto é um digno rival em campo destas duas equipas sediadas em Lisboa, conquistando até mais títulos que o Sporting mas nas bancadas é impossível superar o mal-estar entre os adeptos do Benfica e do Sporting.

A rivalidade surgiu desde sempre: na preparação para o primeiro clássico, em 1907, oito jogadores do Benfica abandonaram o clube para assinar pelo Sporting. Fácil explicar a disputa até hoje entre os dois gigantes portugueses.

14 - Olympiacos x Panathinaikos

Reprodução / Redes sociais

Na Grécia, Panathinaikos e Olympiacos formam este clássico que é conhecido como o “derby dos eternos inimigos”. O clássico dispensa apresentações, equipes de cidades rivais e que formam a tradicional rivalidade entre elite e operários

Representando o centro de Atenas, o Panathinaikos foi fundado em 1908 como o time da elite. O Olympiacos, com raízes na cidade portuária vizinha de Pireu, há muito que defende que é o clube do povo na capital grega.

13 - Arsenal x Tottenham Hotspur

Reprodução / Redes sociais

A simples força de se sentir envolvido em certos clássicos muitas vezes diminui o produto em campo, levando a um futebol cauteloso e nervoso. Por outro lado, o derby do norte de Londres costuma ser extremamente divertido.

A mudança do Arsenal do sul do Tâmisa para Highbury, em 1913, deu origem a um dos jogos mais rancorosos do futebol inglês. E mais um clássico marcado pela disputa entre burguesia e classe trabalhadora.

12 - Ajax x Feyenoord

Reprodução / ESPN

Amsterdã e Roterdã são cidades da Holanda, mas é aí que as semelhanças terminam. Enquanto o Ajax, celeiro dos maiores craques do futebol holandes simboliza o estilo e a arte do futebol, o Feyenoord tende a valorizar os resultados acima de tudo.

O Ajax é o mais bem-sucedido, mas apesar da inferioridade do Feyenoord, sua equipe sempre consegue complicar os clássicos com um futebol mais agressivo. Não se engane, De Klassieker é uma das rivalidades mais significativas da Europa.

11 - Grêmio x Internacional

Reprodução / TNT

O maior clássico do Brasil não se joga em São Paulo ou no Rio de Janeiro. A cidade de Porto Alegre, no Sul do Rio Grande do Sul, terra natal de Grêmio e Internacional, abriga a maior rivalidade do país. Mas, antes de mais nada, estes lados aspiram à supremacia regional.

O Grêmio foi fundado por imigrantes alemães, em 1903, enquanto o Inter foi fundado por descendentes de imigrantes italianos seis anos depois, e, de lá para cá, cada vitória no clássico é computada com muito suor.

10 - AC Mian x Inter

Reprodução / 90's football

Os torcedores do Inter costumam dizer que preferem vencer a Juventus do que o AC Milan, mas a violência é relativamente rara quando os co-inquilinos do San Siro ou Giuseppe Meazza, nome do ex-capitão e ídolo da Inter, se enfrentam.

Este é sem dúvida um dos maiores jogos do futebol de clubes. A coreografia nas arquibancadas é um espetáculo para ser visto e a atmosfera nunca é menos que elétrica. A rivalidade é tanta que, apesar de dividirem o mesmo estádio, cada um chama o estádio por um nome (San Siro ou Giuseppe Meazza).

9 - Olympique Marseille x Paris Saint-Germain

Christian Gavelle/PSG

Marselha e Paris são duas cidades muito diferentes: uma cidade portuária da classe trabalhadora versus o centro rico e burguês do poder político francês. Apesar de ser uma rivalidade nova, a rivalidade não para de aumentar.

O Le Classique aumentou em ferocidade a partir de meados da década de 1980. Os parisienses têm mais sucesso hoje em dia, mas os adeptos do Marselha lembram-lhes frequentemente que foram os primeiros campeões europeus da França.

8 - Al-Ahly x Zamalek

Reprodução / Redes sociais

Uma das cidades mais caóticas do planeta, Cairo, fica paralisada sempre que o Al Ahly enfrenta o Zamalek, as duas maiores equipes da cidade e os dois maiores campeões do país. O Al Ahly tem 43 títulos e o Zamalek conta com 14, 11 a mais que o terceiro colocado.

De torcedores fanáticos, estes dois clubes eram tradicionalmente divididos pela política: os nacionalistas que apoiavam a república do lado do Al Ahly, contra os pró-monarqua, do Zamalek. A atmosfera no Estádio Internacional do Cairo no dia do derby é febril.

7 - Roma x Lazio

Reprodução / Redes sociais

Roma e Lazio conquistaram apenas alguns títulos da Série A. Os clubes da capital apesar de apenas assistirem o domínio nacional das equipes de Milão e Turim, formentam uma rivalidade que para a maior cidade da Itália.

No dia do derby, os torcedores da Roma se reúnem na Curva Sud e os torcedores da Lazio tomam conta da Curva Nord. O espetáculo e a atmosfera faz lembrar as batalhas épicas do Coliseu na época do Império Romano.

6 - Manchester United x Liverpool

Reprodução / ESPN

Manchester e Liverpool são rivais de longa data económica, cultural e musicalmente. Mas o conflito intermunicipal é mais intenso no campo de futebol. A obsessão pelo posto de maior equipe da Inglaterra acende a maior rivalidade na terra da rainha.

Quando o Manchester United conquistou o seu 19º título da liga em 2011 e se tornou a equipa de maior sucesso na história do futebol inglês, cumpriu a promessa de Alex Ferguson de tirar o Liverpool “do seu poleiro”. Mas a fase do Red Devils é nada favorável.

5 - Borussia Dortmund x Schalke 04

Divulgação / Borussia Dortmund

O Bayern de Munique pode ser o maior clube da Alemanha, enquanto o Borussia Dortmund luta para se firmar na segunda colocação mas os aurinegros reservam a sua maior antipatia pelo Schalke, seu vizinho da Renânia do Norte-Vestfália.

Ambos os clubes têm orgulho das suas raízes industriais e têm mais em comum do que gostariam de admitir. Mas a intensidade desta rivalidade é bem maior do que qualquer outro embate que a Alemanha tem para oferecer.

4 - Fenerbahce x Galatasaray

Reprodução / Redes sociais

Uma das maiores cidades do futebol do mundo, Istambul é grande o suficiente para abrigar mais de 10 clubes nas três principais divisões do futebol turco, mas quando Fanerbahçe e Galatasaray se enfrentam, a cidade que ocupa dois continentes, pode ficar pequena demais.

O maior jogo de todos coloca o Fenerbahçe, sediado na metade asiática da cidade turca, contra o Galatasaray, localizada no lado europeu de Istambul. E geografia na Turquia ajuda a explicar muitos conflitos, inclusive futebolísticos.

3 - Real Madrid x Barcelona

Alejandro Ruesga / Real Madrid

El Clasico é uma exibição obrigatória não apenas na Espanha, mas em praticamente todos os países do mundo. Os encontros entre Real Madrid e Barcelona são assistidos regularmente por mais de 700 milhões de pessoas.

De um lado, o clube ligado à monarquia espanhola, do outro, o maior clube da região separatista da Espanha, a Catalunha. Este é um choque entre duas identidades contrastantes. Jogadores estelares e dirigentes acrescentam ainda mais intriga à disputa.

2 - Celtics x Rangers

Divulgação/ FIFA

Datada de 1888, a Old Firm é uma das rivalidade mais antigas no futebol que envolve os dois maiores clubes de um país, mas não só a grandeza de Celtic e Rangers fazem da disputa entre as equipes ser a segunda da lista de maiores rivalidades futebolísticas do mundo.

Na Escócia, Celtic e Rangers competem por títulos temporada após temporada, mas, principalmente, por uma vitória no duelo, que envolve religião (católica x protestante), a identidade nacional (irlandeses escoceses x britânicos) e a política da Irlanda do Norte (republicana x legalista)

1 - River Plate x Boca Juniors

Divulgação / AFA

Em termos de paixão, cor, atmosfera e inimizade profunda, não há nada como o Superclásico da Argentina entre Boca Juniors e River Plate. O clássico que envolve as duas maiores equipes de Buenos Aires, uma cidade que respira futebol

O Boca Juniors abraça seu início de classe trabalhadora e portuária, enquanto o River Plate representa tradicionalmente a classe média. Isso é uma simplificação hoje em dia, mas a luta do Boca e do River pela supremacia em Buenos Aires, na Argentina e na América do Sul.