O maior celeiro de jogadores do mundo é o Brasil, e por isso, o Brasileirão já contou com vários craques no comando de ataque de grandes times. Mas quando vamos observar a lista dos maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro temos algumas surpresas.

Confira a lista dos 12 maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro, que não conta com Pelé e nem Ronaldo Fenômeno.

12º Wellington Paulista:

Wellington Paulista está na lista de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro
Mourão Panda / América

Autor de 108 gols em 435 jogos, Wellington Paulista atuou na série A de 2006 até 2023, quando se aposentou. A carreira longeva faz com que ele esteja na seleta lista de maiores artilheiros da história do Campeonato Brasileiro, mesmo não tendo sido o artilheiro de nenhuma temporada.

Conhecido por ser um excelente cobrador de pênalti, WP9 balançou as redes defendendo as camisas do Paraná, Santos, Botafogo, Cruzeiro, Palmeiras, Criciúma, Internacional, Fluminense, Ponte Preta, Chapecoense, Fortaleza, além do América Mineiro, seu último clube.

11º Paulo Baier

Divulgação / Ypiranga

Primeiro não atacante da lista, Paulo Baier se tornou uma figura folclórica da competição também devido à sua longevidade no Brasileirão. O lateral direito e meia atuou de 1997 até 2014 e defendeu as camisas do Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Botafogo, Vasco, Goiás, Palmeiras e Sport.

Ele marcou 108 gols em 404 jogos. Apesar de não ser atacante, o jogador chegou a ser o líder de gols na era de pontos corridos da competição, muitos deles em exímias cobranças de falta, e só foi ultrapassado por Fred, ex Flu, Cruzeiro e Galo, em 2015.

10º Luis Fabiano

Divulgação/ São Paulo

Centroavante da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010, Luis Fabiano, o Fabuloso, marcou 116 gols em 212 jogos, com uma impressionante média de 0,55 gols por jogo. O artilheiro do Tricolor dividiu com Rodrigo Fabri a artilharia da competição em 2002, quando marcou 19 gols.

Luis Fabiano se destacou no São Paulo, mas também atuou com as camisas da Ponte Preta e do Vasco da Gama no futebol brasileiro. Com a camisa Tricolor, ele marcou mais de um gol em 24 jogos do Campeonato Brasileiro.

9º Washington

Reprodução / Redes sociais

Maior artilheiro do Brasileirão em uma única edição, Washington balançou as redes 126 vezes em 201 jogos. A média de 0,63 gols por jogo, a segunda melhor da lista, o garante na lista de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro.

O Coração Valente jogou de 1999 até 2010 e defendeu as camisas de Paraná, Ponte Preta, Athletico Paranaense, Fluminense e São Paulo. Com a camisa do Furacão, em 2004, ele marcou 34 gols, e é a maior marca para uma única edição da competição. O atacante também foi quem mais fez gols em 2008.

8º Dadá Maravilha e Serginho Chulapa

Pedro Souza/Atlético
Serginho Chulapa integra lista de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro
Ivan Storti / Santos

Dois atacantes folclóricos, Dada Maravilha e Serginho Chulapa marcaram 127 vezes gols cada. Dadá fez em 240 jogos e Serginho em 184. Famoso pelo excelente cabeceio, Dadá Maravilha ensinava a cabecearem com o queixo no ombro ou no peito, afinal só 3 coisas param no ar: helicóptero, beija-flor e Dadá Maravilha.

Maior artilheiro da história do São Paulo e ídolo do Santos, Serginho Chulapa sempre foi um jogador que se envolveu em muitas brigas dentro de campo e polêmicas fora dele. Sua média de 0,69 gols por jogo é a maior da lista, o que lhe garante no top 10 de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro.

7º Túlio Maravilha

Vítor Silva/Botafogo

Outro atacante folclórico do futebol brasileiro, Túlio Maravilha não só é o 7º maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, como também autor de 1.000 gols, segundo contagem própria e bastante duvidosa – para dizer o mínimo.

Se fica a dúvida quanto à contagem de gols de Túlio, no Brasileirão o camisa 7 do Botafogo balançou as redes 129 vezes em 241 jogos defendendo as camisas do Goiás, Botafogo, Corinthians, Vitória, São Caetano e Juventude.

6º Diego Souza

Diego Souza integra lista de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro
Reprodução / Redes sociais

Apesar de ter iniciado sua carreira como meia e ter sido eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2009 assim, Diego Souza também atuou como centroavante, e foi um atacante matador. Ao todo, Diego marcou 130 gols em 472 jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Além de ter atuado em funções diferentes, Diego Souza também defendeu muitas camisas diferentes, como Vasco, Fluminense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Atlético, Sport, Cruzeiro, São Paulo e Botafogo, e marcou gols por todos eles.

5º Zico

Reprodução / Paulo César Dutra

O maior meia artilheiro da história do Campeonato Brasileiro não podia ser outro, Zico marcou 135 gols em 249 jogos com uma média impressionante para um meia – 0,54 gol por jogo, o que lhe garante os recordes de maior artilheiro do Flamengo e maior artilheiro da história do Maracanã.

Zico estreou no Brasileirão em 1971 e se despediu em 1989 e, no Brasil, defendeu apenas a camisa do Flamengo. O craque da 10 marcou 21 gols em 19 jogos e se firmou como artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1980, vencido pelo Fla.

4º Edmundo

Reprodução / Redes sociais

Autor de 153 gols em 316 jogos, Edmundo é outro nome que não poderia ficar de fora da lista. O Animal defendeu a camisa do Vasco e do Palmeiras, onde foi ídolo, mas também atuou pelo Flamengo, Cruzeiro e Fluminense.

Muitos torcedores defendem que Edmundo deveria ter sido eleito o melhor jogador do mundo em 1997, mas não o foi apenas por jogar no Brasil. A marca de 42 gols em 52 jogos em apenas uma temporada é, de fato, impressionante. Do total, 29 gols foram no Brasileirão, maior marca em uma edição até aquele ano.

3º Romário

Romário é o terceiro na lista de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro
Lucas Figueiredo/CBF

O Baixinho é figurinha carimbada em qualquer lista que envolva artilharia. Autor de mais de 1.000 gols na carreira, Romário marcou 154 gols em 251 jogos pelo Campeonato Brasileiro, uma média impressionante de 0,61 gol por jogo.

O craque do tetra da Seleção Brasileira bateu o recorde no Brasileirão de 2005, quando foi o artilheiro com 39 anos de idade, o mais velho da história da competição. Além disso, ele foi o goleador de outras duas edições do Campeonato Brasileiro (2000 e 2001).

2º Fred

Lucas Figueiredo/CBF

Centroavante do Brasil na Copa do Mundo de 2014, Fred é disparado o maior artilheiro desde que o Campeonato Brasileiro se tornou pontos corridos. Autor de 158 gols em 343 jogos, Fred teve uma média de 0,46 gols por jogo. O atacante jogou por Fluminense, Cruzeiro e Atlético e foi artilheiro em todos.

Ele é um dos jogadores que detém o recorde de mais vezes eleito artilheiro do Brasileirão (três vezes, duas pelo Flu, 2012 e 2014, e uma pelo Galo, 2016). O atacante, além de ser o segundo dessa lista e maior artilheiro dos pontos corridos, também é o maior artilheiro da Copa do Brasil.

1º Roberto Dinamite

Roberto Dinamite lidera ranking de maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro
Divulgação/CBF

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite marcou 190 gols em 328 jogos, média de 0,58 gols por jogo. Em 1974 e 1984, o atacante vascaíno foi o principal goleador do Campeonato Brasileiro, com 16 gols em ambas as edições.

Dinamite também tem o recorde de maior artilheiro do Vasco (708 gols), maior artilheiro da história do São Januário (184 gols), maior artilheiro da história do Campeonato Carioca (284 gols) e também maior artilheiro de todos os clássicos do Vasco, contra Flamengo (27 gols), Botafogo (25) e Fluminense (36).