Mais simplicidade, menos problemas

Avaliação:

(4 Avaliações)

Por Viviane Sousa - viviane.sousa@sm.com.br -

Sem ideias complexas, o Guarani solucionou problemas do dia a dia, elevou a produtividade e engajou mais a equipe. É o que conta Sandro Barbosa, gerente de financeiro e herdeiro

Filho de um dos fundadores do Supermercados Guarani, com quatro filiais em São Paulo, Sandro Barbosa começou aos 14 anos na rede. Hoje, aos 45 anos, é gerente financeiro. Mas seu trabalho vai além disso. Como passou por praticamente todas as áreas, Barbosa se envolve em diferentes projetos. Recentemente, ele e seu pessoal realizaram três iniciativas que, apesar de simples, geraram bons resultados.

Uma delas reduziu em quase 50% as faltas justificadas com atestado de saúde. “Percebemos que o pouco conhecimento sobre cuidados com a saúde fazia muitos funcionários faltarem para ir ao médico”, explica Barbosa. Em algumas situações foram registradas cinco ausências numa única loja, comprometendo a rotina de trabalho. Em parceria com o convênio médico, foi identificado o perfil de saúde dos funcionários. O Guarani passou a promover campanhas com palestras sobre temas de interesse do pessoal, como cuidados com a coluna, reeducação alimentar, prevenção de câncer.

Queda de 50% nas faltas
Sandro Barbosa e sua equipe procuraram o convênio médico para traçar as necessidades dos funcionários e passar a orientá-los sobre cuidados com a saúde

Outra ação foi a integração de novos colaboradores. Antes eles eram orientados apenas sobre o que estava relacionado à sua atividade. Hoje, conhecem também missão, visão e valores da empresa e os objetivos do negócio, além da importância de outros setores. Tudo acompanhado pelo gestor. “O resultado são novatos mais engajados com nossa proposta e uma relação mais próxima com os líderes”, explica.

A terceira iniciativa foi a ampliação do programa jovem aprendiz. Atualmente, a rede emprega 17 jovens em diferentes áreas da empresa (antes o número era bem menor) e oferece curso profissionalizante. “Como temos parceria com o Sebrae, não há gasto com o curso. Conseguimos ficar em dia com o governo, pois o programa é obrigatório, e ganhamos a admiração dos clientes. E o melhor: desenvolvemos futuros funcionários”, explica. Na última abertura de vagas, 200 jovens se inscreveram. Para 2018, Sandro prepara um projeto que visa desenvolver uma relação mais estratégica com fornecedores.

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Com soluções diferenciadas e muitas vezes a um custo mais acessível, as startups têm ajudado empresas de diferentes setores a resolver os problemas mais diversos. Diante disso, você já pensou em ter uma startup como parceira do seu supermercado?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade