Empresa de private equity negocia compra do Walmart Brasil

Avaliação:

(50 Avaliações)

Por Redação SM -

A empresa de "private equity" Advent Internacional negocia a compra do controle do Walmart Brasil. Como antecipou o Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, as discussões entre as partes avançaram nas últimas semanas e a Advent deve adquirir 80% do Walmart, ficando os acionistas americanos com os restantes 20%.

O Advent tem direito de exclusividade nas negociações. A fase de auditoria de informações ("due diligence") foi concluída em abril, após quatro meses de análise aprofundada da situação financeira e operacional. Os passivos fiscal e trabalhista foram pontos sensíveis da análise - geralmente, esse valores são elevados nas redes varejistas.

 

O Walmart teve faturamento bruto de R$ 28,2 bilhões no ano passado, com queda de vendas de 4% em relação a 2016. Como o Ebitda da empresa é muito baixo, próximo de zero, não circulam no mercado estimativas sobre o valor da aquisição - em geral, essas previsões são feitas com base em múltiplos do Ebitda.

Procuradas, Advent e Walmart não quiseram se manifestar, mas o Valor apurou que pretendem anunciar o fechamento da operação ainda em maio. A Advent já busca opções no mercado para a presidência da rede varejista - Vicente Trius, ex-presidente do Walmart, e Luiz Fazzio, ex-presidente do Carrefour, foram sondados.

O atual diretor-presidente é Flavio Cotini, executivo com perfil mais financeiro e no cargo desde 2016. Consultores em estratégia já foram contratados pela Advent neste ano para avaliar a rede e começar a desenhar um plano de negócios.

Os sócios americanos devem se manter na operação, mas já está definido que deixarão a sociedade em curto prazo, após a reestruturação liderada pela Advent e a melhora dos resultados. Mesmo após a conclusão do negócio, passivos não verificados durante a "due diligence" ficarão sob a responsabilidade dos sócios americanos.

 

Fonte: Valor Online

Veja mais sobre: Walmart, Aquisição

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Com soluções diferenciadas e muitas vezes a um custo mais acessível, as startups têm ajudado empresas de diferentes setores a resolver os problemas mais diversos. Diante disso, você já pensou em ter uma startup como parceira do seu supermercado?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade