Uma comissão composta pela La Liga, Federação Espanhola de Futebol e Conselho Superior de Esportes tomou a decisão de revogar a expulsão de Vinicius Jr. durante o jogo contra o Valencia, realizado no último domingo (21). Segundo o jornal espanhol Marca, a decisão é inédita e foi tomada após uma longa reunião na tarde de terça-feira (23). Vinicius Jr. estava em risco de perder o restante do Campeonato Espanhol devido à expulsão, mas agora poderá jogar contra o Rayo Vallecano, no Santiago Bernabéu, nesta quarta-feira (24). O Real Madrid ainda enfrentará o Sevilla fora de casa no sábado e encerrará a temporada 2022-23 contra o Athletic Bilbao em Madri. Além disso, a mesma comissão decidiu impor uma punição exemplar ao Valencia pelos casos de racismo contra Vinicius Jr. O setor do estádio, de onde partiram os gritos racistas, será fechado por cinco jogos, e o clube foi multado em 45 mil euros (cerca de R$ 240 mil). A decisão foi divulgada pela Federação Espanhola.

Desdobramentos do caso

Acusada de ser conivente com racismo a La Liga já afirmou que não tem competência para penalizar clubes ou jogadores e que remete todos os casos para as autoridades espanholas. O governo brasileiro pediu à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga que "apliquem as medidas cabíveis", além de pedir "às autoridades governamentais e esportivas da Espanha que tomem as medidas necessárias, a fim de punir os responsáveis ​​e evitar a repetição desses atos". Disse, ainda, que "repudia, nos termos mais veementes, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinicius Júnior tem repetidamente sofrido em Espanha" e que "lamenta profundamente que, até à data, não tenham sido tomadas medidas eficazes para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo".

Vinicius Júnior pode deixar o Real Madrid?

Apesar de não haver nenhum andamento do caso neste sentido, tanto as especulações, quanto a opinião pública dão indício de que Vinícius Júnior pode deixar o Real Madrid, ao fim da atual temporada. Leia também > Confira 10 vezes em que Vini Jr foi vítima de racismo na La Liga
Inclusive, em uma de suas falas logo após o caso de racismo, Vini Jr deixou essa possibilidade no ar: "Sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", disse em post nas suas redes sociais. Porém, ao perceber o risco de perder um jogador do calibre de Vinícius Júnior, o Real Madrid rapidamente agiu e, já na segunda-feira (22), o presidente da equipe reuniu-se com o jogador brasileiro para lhe mostrar o seu apoio e carinho.   Além disso, em publicação oficial em seu site, o Real informou sobre todas as diligências que estão sendo tomadas para a defesa do astro brasileiro e para confirmar que irá até às últimas consequências contra uma 'situação repugnante de ódio'.